domingo, 14 de outubro de 2012

Por arrancada, Verdão vai aos Aflitos testar retrospecto do Timbu em casa


Com bom aproveitamento como mandante, Náutico tenta se aproveitar
 da fase dramática do Palmeiras, que luta contra o rebaixamento
 para a Série B
Por GLOBOESPORTE.COMRecife
20 comentários
Montagem Kieza e Obina (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Kieza e Obina se enfrentam no estádio dos Aflitos
(Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

A situação do Palmeiras nunca esteve tão 
critica no Brasileirão. A nove rodadas do fim da competição, a distância para fugir da zona do rebaixamento já é de nove pontos, e o nervosismo é grande inimigo nas rodadas finais. Aflição é justamente o que o Verdão pretende afastar para o duelo deste domingo, às 16h, no estádio dos Aflitos. Contra o Náutico, o time inicia a busca pelo milagre com uma dura missão: roubar pontos do time pernambucano, que praticamente livrou-se da degola e defende aproveitamento excepcional em casa.
Neste Brasileiro, somente Fluminense e Coritiba deixam os Aflitos vitoriosos, onde o Náutico levou 76% dos pontos. Das 11 vitórias do time na competição, dez foram conquistadas em casa. Desempenho assustador para um time abalado como o Palmeiras, precisando desesperadamente dos três pontos para seguir acreditando na permanência na Série A. Desde a última quinta-feira, a confiança na salvação anda em baixa.
A derrota por 1 a 0 no confronto direto diante do Coritiba, em Araraquara, complicou de vez a situação da equipe. Ainda na 18ª posição, com 26 pontos, o Palmeiras precisa diminuir a distância para o Bahia, primeiro time fora da zona da degola. Para complicar, os desfalques são vários - alguns importantes, como Henrique, Barcos e Assunção. Em caso de mais uma derrota, o Verdão pode até ser ultrapassado pelo Figueirense e praticamente encerrar as chances de salvação.
O Náutico sabe do desespero do adversário e aposta no “fator Aflitos” para recuperar-se da derrota contra a Ponte Preta - o objetivo é repetir diante do Palmeiras o mesmo futebol demonstrado contra o Corinthians, quando saiu de campo vitorioso. Se vencer, o Timbu chegará a 40 pontos e ficará mais perto da marca estipulada pelos matemáticos (45 pontos) para a fuga do rebaixamento à Série B. Para o jogo, o técnico Alexandre Gallo terá a volta do artilheiro Kieza, do volante Elicarlos e do zagueiro Jean Rolt, todos importantes.
A TV Globo transmite a partida deste domingo para os estados de São Paulo (exceto nas cidades de Bauru, Itapetininga, São José do Rio Preto e Sorocaba) e Paraná. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o jogo em tempo real, com vídeos exclusivos, a partir das 15h30.

header as escalações 2
Náutico: o técnico Alexandre Gallo vai escalar o time entre lamentos e alegrias. A felicidade fica por conta da volta de Kieza, Elicarlos e Jean Rolt. No entanto, nem tudo é festa. O volante Souza não poderá jogar devido a uma cláusula contratual do Náutico com o Palmeiras. Ele pertence ao Verdão e está nos Aflitos por empréstimo. Na lateral direita, Patric não poderá jogar uma vez que foi expulso contra a Ponte Preta. A vaga fica com Alessandro. O provável time: Felipe; Alessandro, Jean Rolt, Alison e Douglas Santos; Elicarlos, Josa (Rogério), Rhayner e Martinez; Araújo e Kieza.
Palmeiras: com a volta de Artur, suspenso contra o Coritiba, é provável que Correa volte a atuar como volante, especialmente pela ausência de Henrique e Assunção. Márcio Araújo também deve ser escalado. O paraguaio Adalberto Román deve formar com Thiago Heleno a dupla de zaga. O restante da equipe deve ser a mesma que foi derrotada na última quinta-feira. O Verdão joga com: Bruno; Artur, Thiago Heleno, Román e Leandro; Correa, João Denoni, Márcio Araújo e Tiago Real; Luan e Obina.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Náutico: Souza é o principal desfalque do Náutico. Os zagueiros Alemão (entorse no tornozelo) e Ronaldo Alves (estiramento na coxa) têm poucas chances de jogar por ainda sentirem dores. O lateral-direito Patric também não joga por ter recebido cartão vermelho na rodada passada. O volante Ramirez (rompimento do ligamento do joelho) e o zagueiro Marlon (ombro) se recuperam de cirurgias e só voltam em 2013.
Palmeiras: Maurício Ramos, Henrique e Daniel Carvalho levaram o terceiro cartão amarelo e estão suspensos. Além deles, o lateral-esquerdo Juninho se recupera de um estiramento no músculo adutor da coxa direita e só deve voltar contra o Cruzeiro. O atacante Hernán Barcos, na seleção argentina, também será desfalque. Valdivia tem uma lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo e não deve mais jogar no Brasileirão. Marcos Assunção e Maikon Leite, com dores, foram vetados de última hora.
header pendurados (Foto: ArteEsporte)

Náutico:
 Douglas Santos, Elicarlos, Martinez, Ramirez, Rhayner e Souza.
Palmeiras: Barcos, João Denoni, Juninho, Luan, Márcio Araújo, Román, Thiago Heleno, Valdivia e Wellington.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ) apita a partida, auxiliado por Márcio Eustáquio Santiago (Fifa/MG) e Kleber Lucio Gil (SC). Marcelo de Lima Henrique arbitrou 15 jogos no Brasileirão, marcou 563 faltas (média de 37,5 por jogo), aplicou 88 amarelos (média de 5,9 por jogo), dois vermelhos (média de 0,13 por jogo) e quatro pênaltis (média de 0,27 por jogo). O campeonato tem média de 5,03 amarelos, 0,28 vermelho, 36,7 faltas e 0,22 pênalti.
O árbitro apuitou dois jogos de cada equipe na Série A deste ano: Grêmio 1 x 0 Palmeiras, pela segunda rodada, Náutico 3 x 0 Ponte Preta, pela décima rodada, Portuguesa 3 x 1 Náutico, pela 13ª rodada, e Palmeiras 3 x 1 Sport, pela 22ª rodada.

header fique de olho 2

Náutico:
 o zagueiro Jean Rolt garantiu que tem condições de jogo e é um dos principais nomes do setor defensivo do Náutico. Contratado no decorrer do Brasileirão, o jogador garantiu espaço entre os titulares e é responsável por dar mais consistência à zaga alvirrubra.
Palmeiras: sem Barcos, o técnico Gilson Kleina aposta mais uma vez em Obina para balançar a rede e sair com a vitória. Substituto do argentino, o centroavante passou em branco contra o Coritiba, mas mostra a raça que o Verdão precisa para superar os desfalques e iniciar uma arrancada heróica nas últimas rodadas do Brasileirão.

header o que eles disseram

Alexandre Gallo, técnico do Náutico: "Vamos avaliar, mas podemos entrar com quatro jogadores ofensivos para pressionar o Palmeiras e fazer valer o nosso mando de campo. Temos que respeitá-los pelo peso da camisa que eles carregam e pelo elenco forte, mas atuaremos para vencer, pois estaremos nos Aflitos, diante nossa torcida".
Gilson Kleina, técnico do Palmeiras: "Nós precisamos de tranquilidade mesmo nessa situação. Ninguém vai desistir, desanimar ou abaixar a cabeça. Precisamos de um aproveitamento de campeão, e ele só virá com atitude".
header números e curiosidades
* Dez dos 21 jogos entre Náutico e Palmeiras pela Série A do Campeonato Brasileiro foram realizados em Recife, com pequeno equilíbrio no retrospecto. Cada equipe venceu quatro vezes e houve dois empates. O Timbu marcou 13 gols contra dez do Verdão.
* A história do confronto entre Palmeiras e Náutico no Brasileiro teve seu primeiro capítulo no dia 30 de setembro de 1972, quando o Verdão venceu por 2 a 1, no Arruda. A partida teve arbitragem de Arnaldo César Coelho e os gols foram marcados por Leivinha, duas vezes, pelos paulistas. Romero descontou para o Timbu.
* Pela Série A, o Náutico conseguiu apenas quatro vitórias sobre o Palmeiras, todas no Recife: 3 a 0 em 1983, 2 a 1 em 1985 no Arruda; 1 a 0 em 1992 e 3 a 0 em 2009 nos Aflitos.
* No cômputo geral, incluindo as diversas competições e amistosos, Palmeiras e Náutico se enfrentaram 37 vezes na história, com 23 vitórias do Verdão, 8 triunfos do Timbu e 6 empates. Nos gols marcados, nova vantagem palmeirense: 68 a 33.
* O Palmeiras tem bons números atuando em Recife no Campeonato Brasileiro. Desde 1971, o Verdão disputou 36 jogos na capital pernambucana com 15 vitórias, nove empates e 12 derrotas, com 52 gols marcados e 49 sofridos. Na cidade, o Verdão enfrentou 16 vezes o Sport, dez vezes o Náutico e outras dez vezes o Santa Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário